E-book: Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural



Olá, amores, olha que legal esse e-book! Eu o encontrei no site http://www.laabufpa.com/ , um site que apresenta um projeto chamado "Educação e Ludicidade Africana e afro-brasileira"No final dessa página, vocês encontram o arquivo em PDF com o e-book.

Gostei muito deste trecho que li no site:

"A ludicidade, como enfocamos no projeto LAAB, parte da compreensão de Cipriano Carlos Luckesi, para o qual a ludicidade é antes de tudo uma vivência ou ainda uma experiência. Como tal, não ocorre no vazio, precisa de conteúdos, recursos e contextos que nos coloquem em situação lúdica.
Nestes termos, falar de ludicidade africana e afro-brasileira é remeter a vivência lúdica alimentada pelos conteúdos, valores, histórias, ritmos, enfim, pela cultura negra, em suas mais diferentes manifestações. Sejam os fragmentos de cultura dos antigos povos africanos, como seus mancalas e o senet, sejam as expressões musicais contemporâneas, como o Hip Hop, que para Ferreira (2004), representa processos criativos de ressignificação da diáspora. Sejam as alegrias dos dançantes da roda de jongo, no Rio de Janeiro, sejam os giros e batuques do Samba de Cassete em Cametá, na Amazônia paraense. Tudo isso compõe o rico e vasto campo do que podemos denominar de ludicidade africana e afro-brasileira."
Confere lá mais detalhes sobre o projeto e não esquece de baixar o E-book no final da página: http://www.laabufpa.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visitando um abrigo! Quem já viveu essa experiência?